O sistema tributário brasileiro é um dos mais complexos e exigentes do mundo. Administrar eficientemente a carga tributária é, em muitos casos, questão de sobrevivência ou vantagem competitiva no mundo dos negócios.

A experiência dos consultores na área tributária, somada ao profundo conhecimento da legislação, resulta num trabalho preventivo e na gestão eficiente da carga tributária das empresas.

  • Débitos e créditos tributários
    Levantamento e atualização de débitos/créditos de tributos federais, estaduais e municipais, orientando sobre a melhor forma de regularizá-los e utilizá-los.
  • Preço de Transferência (Transfer pricing)
    Revisão de modelo adotado pela empresa na apuração do preço de transferência, de acordo com a legislação vigente. Assessoria na elaboração de modelos adequados à apuração de preço de transferência e que suportem a demonstração regular dos valores apurados.
  • Validação dos SPED`S (Contábil, Fiscal), Contribuições (PIS, COFINS), e ECF (IRPJ e CSLL), Sintegra e IN86
    Revisão das informações eletrônicas enviadas às Autoridades Fiscais através de ferramentas de IT TAX desenvolvidas ”in-house” pela equipe da ECOVIS PEMOM.
  • Planejamento tributário e societário
    Avaliação da estrutura societária e fiscal da empresa ou grupo de empresas com o objetivo de adequá-las à melhor gestão de negócios. Estudos sobre custos e vantagens tributárias para realização de negócios nas diversas Unidades da Federação, gerando subsídios para a tomada de decisões quanto à abertura de novas instalações, expansão geográfica, relações comerciais, aspectos estes seriamente afetados por políticas de incentivos fiscais praticadas por Estados e Municípios brasileiros.
  • Autos de infração
    Levantamento e revisão, em conjunto com a assessoria jurídica da empresa, dos valores notificados pelo auditor fiscal com o objetivo de gerar subsídios à elaboração de defesa e de auxiliar na supervisão de documentos anexados a ela.
  • Investigação de práticas fiscais (Tax due diligence)
    Assessoria no processo de investigação de riscos fiscais e tributários para fins de aquisições e fusões. Trata-se de revisão tributária ampla cobrindo os últimos 5 anos fiscais.
  • Operações e práticas tributárias – Tributos diretos e indiretos (Tax compliance)
    Revisão de procedimentos tributários para verificar se atendem as determinações previstas na legislação fiscal. As áreas de consultoria tributária estão divididas em dois grandes grupos: Tributos diretos e Tributos indiretos.
  • Declarações de IR pessoa jurídica (DIPJ), ECF (Escrituração Contábil Fiscal) e IR Pessoa Física (DIRPF)
    Revisão das declarações de IR (DIPJ), revisão da Escrituração Contábil Fiscal (ECF), incluindo verificação dos ajustes decorrentes da Lei 11.638/2007 (ajustes RTT). Para maior efi cácia de nossos trabalhos, utilizamos fortemente ferramentas tecnológicas desenvolvidas “in-house” e aplicadas nas revisões de obrigações acessórias.
  • Escrita legal, fiscal e societária
    Revisão da constituição da empresa, inscrições nos órgãos competentes; obtenção de certificados e licenças para funcionamento; formalização das escriturações fiscal, contábil e comercial; prestação de informações à fiscalização; pagamento de taxas e o respectivo arquivamento da documentação envolvida, além do cumprimento legal das obrigações previstas no estatuto social e na legislação societária.
  • Controles internos
    Revisão de controles adotados pela empresa para operações fiscais, tais como: apuração de créditos e débitos fiscais de ICMS, IPI, PIS e COFINS; operações de remessas e recebimentos para industrialização; remessas em consignação; remessas e retornos diversos; venda para a Zona Franca de Manaus e Áreas de Livre Comércio; exportações e importações; aspectos fiscais inerentes ao uso de equipamento emissor de cupom fiscal; análise de arquivos magnéticos fiscais e contábeis, e elaboração de manuais de procedimentos e de operações fiscais.
Podemos ajudar?
Entre em contato, tire suas dúvidas e solicite um orçamento.