O prazo de Entrega da ECF 2018 está chegando

O prazo para a entrega da ECF 2018 está chegando. ECF é a sigla para Escrituração Contábil Fiscal, a qual substituiu, desde 2014, a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ). A entrega deverá ser feita até ao último dia do mês de julho de 2018

Quem é obrigado a entregar a ECF?

Todas as pessoas jurídicas são obrigadas a preencher a ECF, mesmo aquelas que se encontram isentas e imunes, e quer elas sejam tributadas pelo lucro real, arbitrado ou presumido.

As únicas pessoas que não são obrigadas a entregar a ECF são:

  • PJ que optaram pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições, os quais são devidos pelas Micro e Pequenas empresas (Simples Nacional)
  • Órgãos Públicos, autarquias e fundações públicas
  • PJ inativas – São consideradas inativas aquelas que não tenham efetuado nenhuma atividade operacional, patrimonial, não operacional, ou financeira durante o ano-calendário em questão, incluindo aplicações no mercado de capitais ou financeiro. Neste caso deverão entregar a Declaração Simplificada da Pessoa Jurídica (DSPJ).

 

Prazos de entrega da ECF

De acordo com o art. 3º da Instrução Normativa RFB nº 1.422/2013, a ECF passa a ser transmitida anualmente até ao último dia útil do mês de julho. A ECF deverá estar assinada digitalmente de acordo com o certificado emitido por uma entidade credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) com o intuito de garantir a autenticidade, autoria e validade jurídica do documento.

Em casos de cisão parcial, cisão total, extinção, incorporação ou fusão, deverá ser entregue por parte das pessoas jurídicas em questão até ao último dia útil do terceiro mês após o evento. No caso de ter ocorrido de janeiro a abril do ano-calendário, o prazo é o mesmo que para as situações normais (último dia útil do mês de julho)

 

Nova Versão da ECF

A versão 4.0.4 da ECF já se encontra disponibilizada para o ano-calendário de 2017, a qual será entregue até julho de 2018.

Essa nova versão conta com um novo Bloco, o “V”. Este bloco se refere às informações de contratos de câmbios nas exportações. É a partir das liquidações de contratos de câmbios de exportações que é possível verificar se os ingressos respeitam os limites e prazos estabelecidos pelo CMN.

É também no Bloco V que devem ser especificados  os recursos que ficam no exterior de forma a poderem ser verificadas as destinações permitidas, como investimentos, aplicações, pagamentos de obrigações, entre outros.

Para retificar a ECF, as pessoas jurídicas tem um prazo de até 5 anos da entrega do documento original. Sempre que é retificada a ECD, com alterações dos saldos contábeis, será necessário também fazer a retificação da ECF. A retificação também deve ser feita  quando:

  • Há alterações nos valores controlados na parte B do e-Lacs e do e-Lalur.
  • Há alterações dos valores de CSLL, IRPJ (Neste caso deve também retificar a DCTF)

 

Ainda, o Manual do PVA esclarece que, em virtude no disposto na Instrução Normativa RFB nº 1.717/2017, somente serão recepcionados pela RFB os pedidos de compensação e restituição de saldo negativo de IRPJ e CSLL após a transmissão da ECF que demonstre a constituição do saldo creditório.

 

Serviços de Consultoria Tributária

Como sabemos, o sistema tributário brasileiro é um dos mais exigentes, e dos mais complexos de todo o mundo. Ter uma administração da carga tributária eficiente significa, em muitos casos, a sobrevivência da empresa, mas também é uma vantagem competitiva no mercado.

Um serviço de consultoria tributária com profissionais da área experientes e com  conhecimento da legislação podem resultar em uma gestão eficiente da carga tributária da sua empresa.

A Ecovis Pemom oferece serviços de excelência na área da consultoria tributária, fazendo a validação de EFD’s- Contribuições, ECD e ECF. São revistas as informações eletrônicas que foram enviadas às autoridades fiscais por meio de ferramentas de IT TAX, as quais foram desenvolvidas pela nossa equipe.

Além disso, a Ecovis oferece serviços de:

  • Planejamento tributário e societário
  • Levantamento e revisão de autos de infração
  • Investigação de práticas fiscais (Tax due diligence)
  • Levantamento e atualização de débitos e créditos tributários
  • Revisão de modelo na apuração do preço de transferência

 

Não deixe de contar com profissionais de qualidade para ajudá-lo a alcançar uma eficiência tributária na sua empresa. Conte conosco, conte com a Ecovis Pemom!

Publicações relacionadas